Tenho a prática de colecionar imagens para estudos de referências e análise de composição. São cartazes de cinema, propagandas antigas, posteres de todos os tipos, rótulos antigos, fotografias e etc. Aproximei minha pesquisa com os estudos sobre a Teoria da Gestalt. Significado do termo alemão Gestalt : figura, estrutura, forma. Durante minha graduação, percebi o surgimento de uma linha de objetos que se igualavam em alguns aspectos.
Segundo João Gomes Filho, “O movimento gestaltistica atua principalmente no campo da teoria da forma, com contribuição relevante aos estudos da percepção de modo geral: - Linguagem / Inteligência / Memória / Motivação / Percepção Visual / Conduta exploratória e Dinâmica de grupo"
Alguns títulos que orientam meus estudos, apenas como exemplo: “Gestalt do Objeto – sistema de Leitura Visual da Forma” de João Gomes Filho e “Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criadora” de Rudolf Arnheim. As obras citadas contribuem para compreensão da forma, para as produções artístico-culturais e os mecanismos perceptivos que se devem levar em consideração para os fatos visuais.
“De acordo com a Gestalt, a arte funda-se no princípio da pregnância da forma. E, assim, no processo de criação de imagens, fatores como equilíbrio, clareza e harmonia visual são imprescindíveis para o ser humano.”Fonte:(http://www.escrituras.com.br/products.php?product=Gestalt-do-objeto%3A-sistema-de-leitura-visual-da-forma)
Essa postagem foi útil para você? Compartilhe com alguém que possa curtir também!
Me siga nas redes sociais e subescreva seu e-mail aqui, para receber as atualizações do blog no seu email! Beijinhos!
Texto de autoria de Ana Paula Fernandes, para a o site marcelodamico.com
Ver publicação original aqui: https://www.marcelodamico.com/2017/05/gestalt-como-referencia-de-criacao.html
Comments